Contatores – Funcionamento
- msequadros
- 11 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Hoje vamos falar um pouco sobre contatores!

Bom, o Contator é uma chave eletromagnética que serve para comandar, ou seja, ligar ou desligar, diversas cargas das instalações industriais. como motores elétricos, capacitores, aparelhos de iluminação e aquecimento, etc.

Os Contatores são constituídos de:
Carcaça Isolante:
É como se fosse a caixa do Contator, onde é alojado todos os componentes e é feita de material de alta resistência elétrica e mecânica
Bobina:
É um enrolamento de fio esmaltado em várias espiras umas sobre as outras, enroladas em torno um carretel isolante. É responsável pela criação do campo magnético que faz movimentar o núcleo móvel e consequentemente os contatos móveis do contator.
Núcleo Magnético:
É constituído de duas partes, uma Fixa e uma Móvel. É feito de lâminas sobrepostas, isoladas entre si, que diminuem a perda no ferro.
O núcleo fixo possui um anel de defasagem que serve para evitar os efeitos de variação do campo magnético da Corrente Alternada e consequentemente aumentar a força exercida sobre a armadura do eletroímã. Outra função desse anel é evitar ruídos mais fortes no contator
Contatos:
Serve para manobrar o circuito, de forma a interromper ou fechar o circuito. Os contatos podem ser Principais ou Auxiliares, Normalmente Aberto (NA ou NO) ou Normalmente Fechado (NF ou NC).
Câmara de Extinção do Arco Voltaico:
A câmara de extinção é o local que fica localizado os contatos e serve para conter e extinguir o arco voltaico gerado pela abertura dos contatos.
Vou mostrar para vocês as características dos contatores que estão escritas na placa de identificação.
Normalmente essa placa vem localizada no corpo do contator e é ali que você consegue verificar os seus dados.

Na foto acima, identifiquei os pontos que devem ser observados na hora de especificar um contator para o seu circuito.
Devemos observar também as categorias de emprego do contator:
AC significa Corrente Alternada!
AC 1 – Destinado a cargas resistivas. Ex: forno elétrico, estufas, etc
AC2 – Para partida de motores de anel, com e sem frenagem por contra-corrente
AC3 – Para partida de motores de indução e rotor em curto. Acionamento e Desligamento de motor em funcionamento normal
AC4 – Para partida de motores de indução e rotor em curto, porém com ligação intermitente, frenagem por contra-corrente e reversão.
Simbologia
Vamos conhecer a simbologia dos contatos principais, contatos auxiliares e da bobina:

Nos contatos principais, a numeração se dá com apenas um algarismo, sendo a entrada de alimentação nos ímpares (1-3-5) e saída nos pares (2-4-6). Os contatos principais são sempre Normalmente Aberto – NA
Os contatos auxiliares são identificados com números de 2 algarismos. Se a numeração dos contatos terminarem com 1 e 2 (11-12, 21-22, 31-32, etc), eles serão contatos Normalmente Fechados – NF e se terminarem com 3 e 4 (13-14, 23-24, 33-34, etc), serão contatos Normalmente Abertos – NA.
Alguns fabricantes, além de colocar a numeração, colocam também as letras NC (Normally Close), indicando contato Normalmente Fechado e NO (Normally Open), indicando Normalmente Aberto.
fonte:

Comments